terça-feira, 3 de junho de 2008

MÉTODOS CASEIROS DE COMBATE A PRAGAS

MÉTODOS CASEIROS DE COMBATE A PRAGAS

ELABORAÇÃO:
ROBÉRIO MÁRCIO MARTINS NEVES
Engenheiro Agrônomo, M. Sc.


1. INTRODUÇÃO


As plantas cultivadas, principalmente as hortaliças, são atacadas por diversas pragas, como cochonilhas, pulgões, gafanhotos, lesmas, lagartas, ácaros, caracóis, roedores e formigas. Ao se alimentarem, essas pragas consomem frutos, flores, folhas, partes de ramos e de caules e raízes, danificando o vegetal e causando prejuízos que comprometem a produção.
A solução é aplicar sistematicamente inseticidas para combatê-las. Mas os inseticidas químicos são altamente tóxicos, durante a aplicação, no contato e até na ingestão de frutas e verduras contaminadas por eles.
Para evitar esses problemas, podemos utilizar inseticidas caseiros. Podem não fazer efeito tão rápido quanto os inseticidas químicos, mas com certeza não possuem a mesma toxicidade ou não representam o mesmo perigo para a saúde humana..
Cientes disso, organizamos algumas informações encontradas na literatura agrícola que, de maneira geral, visam:
· Reduzir o uso de produtos químicos (agrotóxicos) que possam vir a poluir o meio ambiente e causar danos à saúde do homem e dos animais domésticos.
· Apoiar o pequeno produtor na condução de suas lavouras, sem agressão ao meio ambiente.
· Possibilitar ao campo ofertar produtos agrícolas – notadamente de horticultura – livres da contaminação de agrotóxicos e para consumo imediato.

2. PREPARO DE MISTURAS CASEIRAS

No ato do preparo da mistura caseira para defesa da planta, deve-se observar o seguinte:
· Evitar trabalhar nas proximidades do fogo.
· Proteger o rosto e as mãos com óculos e luvas.
· Na dissolução de sabões em barra, cortá-los em fatias finas e dissolvê-los previamente em água quente, para posterior mistura a outros materiais.
· Misturar materiais lentamente, agitando a mistura em formação.
· A mistura pronta deve ser guardada em local fresco, seco, protegido da luz solar e fora do alcance de crianças e animais domésticos.

3. APLICAÇÃO DAS MISTURAS

Antes de aplicar a mistura, verificar:

· Se a mistura está homogênea. Havendo presença de grumos ou substâncias pastosas, agitar vigorosamente a mistura e coar antes de carregar o aplicador.
· O funcionamento do aplicador, certificando-se que não há vazamentos.
· Aplicar a mistura à planta pela manhã até às 8 horas e à tarde a partir das 5 horas. Esse procedimento preservará inimigos naturais das pragas, bem como a planta.
· Salvo em raras exceções as misturas devem ser aplicadas logo após o seu preparo ou, no máximo, após 48 horas, se armazenada convenientemente.

Outros aspectos:

· Em geral, as misturas agem por contato com o corpo da praga, permanecendo em atividade por um período de oito a dez horas após a aplicação. As aplicações podem ser repetidas com intervalos de quatro, oito e até quinze dias. A intensidade do ataque da praga determinará o numero de aplicações. Evitar introduzir e/ou transferir pragas na propriedade rural, por manuseio ou transporte de material contendo as mesmas. Proteger aranhas que estendam teias em jardins e/ou pomares. Preservar sapos e lagartixas, porque eles realizam trabalho noturno de faxina, recolhendo e consumindo insetos, lesmas e caracóis. Utilizar repelentes e/ou armadilhas – plantas e materiais – para afastar pragas dos locais de cultivo.

4. MODOS DE CONTROLE DE PRAGAS

4.1 – Controle de caracóis e lesmas.

§ Uso de extratos de plantas aromáticas:
Material: hortelã ou alho ou cebola ou pimenta.
Preparo/aplicação: moer qualquer dos materiais com um pouco de água e extrair o suco. Diluir em água limpa e pulverizar as plantas.


§ Uso de cal virgem ou cinza fria:
Distribuir cal virgem ou cinza fria de madeira sobre uma faixa de 15 cm de largura em torno do canteiro de horta. Aderindo ao corpo da praga, esse material elimina-a.

§ Uso de serragem de madeira:
Aplicar serragem em torno da planta e sobre o solo. Esse material evita que a praga suba na planta. Além disso, a serragem ajuda a manter a umidade do solo.

§ Uso de iscas:
Cerveja - Encher um recipiente pouco profundo e colocado ao nível da superfície do solo com cerveja. As pragas são atraídas pela cerveja, caem dentro do recipiente e afogam-se.
Saco de estopa (aniagem) – Distribuir aniagem ou estopa, bem embebida com água açucarada ou salmoura fraca ou ainda água com leite, à noite nas ruas entre canteiros. Como gostam de locais úmidos, caracóis e lesmas irão se abrigar sob a aniagem ou estopa. Pela manhã, coleta-se as pragas e procede-se a sua eliminação.
Chuchu ou cenoura – Colocar pedaços de chuchu e/ou cenoura nas ruas da horta. Eles atraem lesmas (também grilos). Pela manhã, catá-los.

4.2 – Controle de ácaros:

Os ácaros podem ser controlados com a seguinte mistura:
Ingredientes:
Leitelho (leite desnatado) 1 litro
Farinha de trigo 4 xícaras
Água fria e limpa 20 litros

Preparo/Aplicação: Diluir previamente e sob agitação, a farinha de trigo em 2 litros de água e derramar no restante da água. Ainda sob agitação, adicionar o leitelho. Coar o preparado e pulverizar em seguida.

4.3 – Controle de pulgões, tripes, cigarras saltatórias pequenas (psilídeos), cochonilhas, percevejos pequenos, lagartas pequenas e besouros.

Esses insetos podem ser controlados com a seguinte mistura:
Ingredientes:
Fumo em rolo bem picado (1) 0,5 kg
Sabão brando (2) ou potássico 0,2 kg
Álcool 1 litro

(1) Obtenção do extrato de fumo: Coloque 0,5 kg de fumo bem picado em um recipiente contendo um litro de álcool e tampe-o para que o álcool retire toda a nicotina. Deixar em infusão por 24 horas, coar em filtro de papel e guardar em frasco escuro com tampa.
(2) Sabão sem soda cáustica.

Preparo/Aplicação: O sabão é cortado em fatias finas e dissolvido sob agitação, em dois litros de água quente. Mantendo-se a agitação, despeja-se o sabão em seis litros de água. 150 cm³ do extrato de fumo são dissolvidos em dois litros de água e, sob agitação, são misturados à água e ao sabão. Deixar o preparado esfriar e aplicar na planta.
Obs: Caso haja formação de grânulos na mistura, adicionar a ela 5 a 10 gramas de carbonato de sódio e agitar.

4.4 – Controle de cochonilhas com carapaça e percevejos maiores

Ingredientes:
Querosene 1 litro
Farinha de trigo (baixa qualidade) 1,2 kg
Sabão brando 200 g
Água (de chuva, se possível) 20 litros

Preparo/Aplicação: Dissolver a farinha de trigo em um litro de água fria. Dissolver o sabão em fatias em cinco litros de água quente e adicionar a farinha de trigo. Retirar o recipiente do fogo e, sob agitação, adicionar o litro de querosene lentamente. Em seguida, adicionar os quatorze litros restantes de água. Deixar esfriar e aplicar à planta.

4.5 – Controle de brocas de troncos e de galhos grossos

Ingredientes:
Fumo em corda bem picado 100 g
Água fria e limpa 2 litros

Preparo/Aplicação: Ferver o fumo bem picado em água por 20 minutos, deixar esfriar e coar em pano.
Encher a seringa de injeção e injetar 2 cm³ do coado no orifício aberto pela broca e vedá-lo com cera de abelha ou com argila.
Obs: Para aplicar a mistura, deve-se, previamente, limpar o mais profundamente possível o orifício no tronco ou galho a tratar.

4.6 – Controle de formigas cortadeiras

Ingredientes:
Folhas de angico 1 kg
Água limpa 10 litros

Preparo/Aplicação: Colocar as folhas de angico e a água em uma vasilha de barro ou plástico e deixar em repouso por oito dias. Logo após, retirar as folhas e o formicida estará pronto. Aplicar o preparado diretamente na “boca” do formigueiro na dose de 1 litro por metro quadrado.

4.7 – Atrativos e repelentes

· Atrativos:
Para formigas cortadeiras: Gergelim: as suas folhas são apreciadas pelo inseto, são carregadas para o formigueiro e lá exterminam o fungo que alimenta as formigas.
Para moscas das frutas: Açúcar mais suco de laranja ou melaço a 5% em água.
· Repelentes:
Para lesmas, lagartas e gafanhotos: Misturar bem 1 kg de cinza fria com 1 kg de cal viva e 100 gramas de sal de cozinha fino. Espalhar na superfície dos canteiros.
Para besouros: Espremer bem manjericão em água e pulverizar.
Para formigas: Manter o solo rico em matéria orgânica e plantar hortelã nas bordas dos canteiros.

5 – OUTROS INSETICIDAS CASEIROS

5.1 – Inseticida à base de mandioca brava

Para fazer 1litro, você vai precisar de 4 kg de mandioca brava.
Corte a mandioca em pedaços e passe no moedor. Depois ponha o bagaço num pano fino e torça bem. Esse líquido amarelo, chamado de manipueira, é que vai ser usado. Acrescente uma colher de sopa de farinha de trigo, para que o inseticida penetre melhor nas folhas. Esse é o inseticida concentrado. Para usar, deve ser diluído em água. Para plantas mais delicadas, como avencas e samambaias, use uma parte de manipueira para 3 ou 4 partes de água. Pulverize em cima dos parasitas. Aplique três vezes, com intervalo de 10 dias entre uma aplicação e outra. O que sobrar, use como adubo. Ponha seis partes de água para cada parte de manipueira e pulverize sobre as folhas das plantas. Este adubo é rico em nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, ferro e enxofre.

5.2 – Inseticida à base de pão e vinagre

Ingredientes: pão caseiro e vinagre.
Coloque pedaços pequenos de pão caseiro embebido em vinagre próximos às tocas / ninhos / carreadores onde as formigas estão cortando. O produto introduzido na alimentação das formigas começa a criar mofo preto e fermentar. Isso é tóxico e mata as formigas. Indicação: formigas saúvas.

5.3 – Inseticida à base de alho e sabão

Ingredientes:
03 cabeças de alho
01 colher grande de sabão picado
Amasse as cabeças de alho, misturando em parafina líquida. Dilua este preparado para 10 litros de água, adicionando o sabão. Pulverize logo em seguida.
Indicações: repelente de insetos, bactérias, fungos, nematóides, inibidor de digestão de insetos e repelente de carrapatos.

5.4 – Inseticida à base de cerveja

Ingredientes:
Cerveja com água açucarada.
Coloque à noite, perto das plantas atacadas por lesmas, um preto raso com a mistura de cerveja e água açucarada. Na manhã seguinte, as lesmas estarão dentro do prato. Isso possibilita o controle mecânico, uma vez que esta associação apresenta-se bastante atrativa.
Indicações: atrativos para lesmas.

5.5 – Inseticida à base de coentro

Ingredientes:
Folhas de coentro
02 litros de água
Cozinhe as folhas de coentro em 2 litros de água. Para pulverizar sobre as plantas, acrescente mais água, podendo a quantidade ser alterada em função dos resultados.
Indicações: ácaros e pulgões.

5.6 – Inseticida à base de fumo

Ingredientes:
200 g de fumo em corda
01 litro de água
02 colheres de sopa de sabão de coco neutro
Pique o fumo em corda e deixe curtir por 24 horas e depois ferva por 10 minutos. Filtre e dilua em 5 litros de água. Acrescente 2 colheres de sabão de coco e pulverize sobre as plantas a cada 15 dias, durante a infestação.
Indicações: pulgões, cochonilhas e ácaros.

5.7 – Inseticida à base de cravo de defunto

Ingredientes:
100 g de folhas de cravo de defunto
01 litro de água
Misture as folhas e talos do cravo de defunto em 1 litro de água. Leve ao fogo durante 20 minutos. Deixe de molho por dois dias. Coe e pulverize sobre as plantas atacadas.
Indicações: pulgões, ácaros e lagartas.

5.8 – Inseticida à base de piretro

Ingredientes:
150 g de piretro seco
300 g de sabão de coco neutro
10 litros de água
Deixe as flores de piretro em solução de sabão e água por 30 minutos. Mexa, filtre e aplique sobre as plantas.
Indicações: insetos em geral.

5.9 – Solução de querosene e sabão
A solução de sabão com querosene é indicada no controle da cochonilha farinhenta.

Ingredientes:
01 litro de querosene
400 g de sabão em pedra
01 litro de água

Fatie o sabão em tiras pequenas e coloque em uma vasilha e leve ao fogo. Deixe que a água ferva, mexendo sempre e depois retire, acrescente o querosene, batendo até virar uma pasta. Nunca acrescente o querosene com o fogo aceso. Com esta pasta, dilua um litro em 9 litros de água e pulverize a planta atacada, até dois dias após o preparo.

5.10 – Emulsão de óleo
A emulsão de óleo tem ação inseticida de contato contra sugadores, como ácaros, pulgões e cochonilhas.

Ingredientes:
01 litro de óleo mineral ou vaselina líquida
100 g de sabão comum
0,5 litro de água

Pique o sabão em pedaços pequenos e dissolva em 200 ml de água fervente. Retire do fogo e misture com o óleo mineral ou a vaselina líquida. Para a aplicação, diluir uma parte em 10 a 50 partes.

5.11 – Pasta para pincelamento de tronco
Esta pasta é utilizada para a prevenção de ataque de brocas e cochonilhas.

Ingredientes:
0,5 kg de enxofre
01 kg de cal hidratada
250 g de sal de cozinha
7,5 litros de água
Inseticida fosforado (dosagem especificada na bula)

Misture tudo até formar uma pasta e, com um pincel, passar nos troncos e bases de ramos podados.

6 – CALDAS

6.1 – Calda Bordalesa

A Calda Bordalesa tem um amplo uso em frutíferas e hortaliças. Além de ser um fungicida com as mesmas propriedades dos fungicidas cúpricos existentes no mercado, ela traz ainda a vantagem de ser repelente a vários insetos como as cigarrinhas, a pulga do fumo, o burrinho da batata, os psilídeos, entre outros. Ela é preparada à base de sulfato de cobre, cal virgem e água.

Ingredientes:
100 g de sulfato de cobre
100 g de cal virgem
10 litros de água

Modo de preparo:
Triture bem o sulfato de cobre, coloque em um saco de pano e deixe mergulhado em um balde contendo cinco litros de água. Deixe assim por uma hora, para que o sulfato de cobre possa se dissolver totalmente. Em outra tina, coloque a cal virgem e, aos poucos, coloque pequenas quantidades até formar uma pasta homogênea. Depois junte água até completar cinco litros. Em outro recipiente de dez litros, junte as duas soluções simultaneamente aos poucos, mexendo a mistura, enquanto prepara. No final, verifique se a solução está neutra, utilizando o papel indicador de pH. A calda precisa ser filtrada antes da pulverização, para evitar entupimento dos bicos do pulverizador. A aplicação deve ser feita no mesmo dia do preparo. Este produto nunca deve ser feito em vasilhame de ferro.

6.2 – Calda Viçosa

A Calda Viçosa tem como base a Bordalesa, porém, ela é enriquecida com sais minerais. Essa mistura é indicada para o tratamento preventivo contra as doenças fúngicas e nutriente foliar de culturas como banana, figo, goiaba, laranja, maçã, maracujá, pêra e uva. A composição básica para o preparo de dez litros é:
50 g de sulfato de cobre
75 g de cal hidratada
10 a 20 g de sulfato de zinco
80 g de sulfato de magnésio
10 a 20 g de ácido bórico
40 g de uréia

Modo de preparo:
Coloque a metade da água no recipiente e prepare a água de cal (é a mesma utilizada para a pintura de paredes, desde que seja nova). Coloque a outra metade de água em outro recipiente para dissolver os sais minerais. Em um terceiro recipiente, coloque o volume de cal já preparado, correspondente à metade do volume desejado de calda (5 litros), misture aos poucos a água de sais, sempre em constante agitação. Ao final, a calda deve ser azulada e deve estar com o pH entre 7,5 e 8,5. Utilize sempre recipientes de plástico, amianto ou alvenaria, que não são atacados pelos sais. Nunca deve ser preparada em quantidades muito grandes, pois não se deve guardar as sobras.

6.3 – Calda Sulfocálcica

A Calda Sulfocálcica é um sulfurado inorgânico, resultante da dissolução de enxofre e cal virgem ou hidratada. Age como fungicida, acaricida, inseticida e adubo foliar.

Ingredientes:
750 g de cal hidratada ou 500 g de cal virgem
01 kg de enxofre em pó
Água
Vasilha para fervura
Fogão
Aerômetro de Baurne

Modo de preparo:
Em uma vasilha de dez litros, coloque 500 g de enxofre em pó de boa qualidade, acrescente 400 g de cal hidratada ou 250 g de cal virgem (a cal virgem possui mais cálcio que a cal hidratada). Em seguida, coloque 2 litros de água no balde, mexa bem e acenda o fogo, esperando a calda ferver. Marque 45 minutos de fervura e reponha a água evaporada. Espere ferver novamente e deixe mais 15 minutos. Retire do fogo e coloque uma tampa no latão, deixe esfriar a calda e decantar por uma noite. Uma outra alternativa é esperar esfriar e coar com um pano dobrado ou um saco alvejado. Uma boa calda sulfocálcica deve apresentar densidade entre 22 e 33 graus Baurne. No dia seguinte, utilize a calda, mas apenas a calda sobrenadante deve ser recolhida. Pegue uma caneca e retire a calda, tomando o cuidado de não agitar o fundo, colocando em um recipiente de vidro ou plástico. No final, a calda tem uma coloração marrom café. Quando colocada no vidro ou plástico, torna-se cor de vinho. Para armazenar, a calda não pode ficar em contato com o ar, sendo necessário recipientes tampados. Caso precise armazenar grandes quantidades, podem ser utilizados tambores, desde que sejam de cobre. A partir da calda pronta deve ser feita a diluição recomendada para cada cultura, apenas na hora da aplicação.

7 – MÉTODOS DE CONTROLE DE DOENÇAS

7.1 – Chá de camomila

Controla diversas doenças fúngicas. Para preparar esse chá, pegue um punhado de flores e faça imersão em água fria por dois dias, depois pulverize esse chá sobre as plantas. Ele tem uma boa eficiência, principalmente em mudas de sementeiras.

7.2 – Solução de sal e vinagre

Uma excelente mistura para a eliminação de lesmas, caramujos e moscas brancas é a utilização de sal, vinagre e sabão. Para fazer, misture cinco colheres de sal de cozinha, 100 ml de vinagre, 50 g de sabão em pó e 5 litros de água. Misture tudo, coe e pulverize pelo menos uma vez por semana nos locais onde os insetos aparecem.

7.3 – Extrato de primavera

O vírus vira cabeça é uma ameaça constante para a plantação de hortaliças, principalmente o tomateiro. Um bom produto para combater este vírus é o macerado de bougainvillea ou primavera. Controla totalmente o aparecimento do vírus. Bata no liquidificador 2 litros de folhas de primavera e 1 litro de água por um minuto e, em seguida, misture em 20 litros de água. Pulverize esta mistura sobre as hortaliças.

7.4 – Plantas defensivas

O emprego de chás, extratos ou sucos de plantas é uma alternativa viável para o combate de muitas pragas e doenças. As principais plantas utilizadas são: alho (extrato de alho, com ação fungicida e bactericida), confrei (adubo foliar e combate de pulgões em frutíferas) e fumo (nicotina)

8 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como vimos, os inseticidas caseiros são a alternativa mais prática e mais vantajosa no combate aos insetos caseiros, pragas de jardins e hortas. De boa utilização, o inseticida apresenta menor custo de produção, baixa toxicidade, fácil manuseio, comprovada eficácia e não polui o meio ambiente.

9 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ESCALA RURAL ESPECIAL. Mais saúde na sanidade das culturas. Ano III. Nº 16. Ed. Escala Ltda., SP. p. 58-61. 2003.

EPSTEIN, L. H. Modos caseiros de controle de pragas. Bahia Agrícola, v.1, nº 3, fev. 1997. p. 23-25.

Pinto, M. L. Inseticidas caseiros. Tribuna do Sertão, 1999.

4 comentários:

Unknown disse...

Agradeço muito as suas dicas de métodos caseiros para combater as pragas. Vou experimentar e depois logo conto o resultado. Su

Rosa Cleria disse...

Ótimas receitas, conheço algumas, mas outras nunca tinha ouvido falar, vou usar.

Parabéns

Unknown disse...

Adorei as receitas, e a variedade delas. Você está de parabéns.

Unknown disse...

Fiz a solução de sal e vinagre, as folhas da minha linda pimenteira caíram.
:'(